Laranja Mecânica
1 de julho de 2010 3 Por VenturaAdaptado da obra homônima de 1962 do escritor inglês Anthony Burgess, o filme dirigido por Stanley Kubrick, narra a história de Alex DeLarge, um jovem de classe média que sempre teve tudo o que quis, mas por algum motivo se tornou um rapaz violento líder de uma gangue que aterroriza a cidade à noite. Em casa, Alex é um garoto normal, embora já tenha tido problemas com a lei, aparenta estar totalmente regenerado; ama seus pais, se dá bem com garotas, e adora a música de Beethoven, principalmente a Nona Sinfonia.
Tudo segue bem, até que conflitos começam a surgir entre Alex e seus três amigos; e Alex decide aplicar-lhes uma lição, ferindo os três para mostrar quem estava no comando; os três demonstram submissão a Alex, mas o traem na noite seguinte, fazendo com que fosse preso por assassinato e condenado a 14 anos de prisão.
Na prisão, Alex fica sabendo do inovador tratamento Ludovico, que seria a cura para o crime, um método que faria com que o paciente sentisse uma sensação mortificante à cada estímulo violento, tornando-o incapaz de reagir à qualquer tipo de violência. Entusiasmado com a possibilidade de ser libertado antes de cumprir o restante de sua pena, Alex se inscreve como cobaia para o tratamento, e é libertado após quinze dias, embora o tratamento tenha sido um sucesso, Alex sofreu um efeito colateral, havia uma música ao fundo em uma das fases do tratamento, a nona sinfonia de Ludwig Van, que Alex um dia amara, e que passou a odiar e a ter náuseas toda vez que a ouvia,
Ao sair de sua prisão, Alex se deparou com o mundo violento que deixara anos antes, e se tornou vulnerável à vingança de suas antigas vítimas e de seus velhos comparsas; tornando-se apenas mais uma vítima do mundo violento do qual costumava fazer parte.
É um filme pesado e violento, trata de temas delicados de forma seca e visceral, recomendado apenas para pessoas que suportem tal violência.
Notas:
¹ Alex, é referido no livro apenas por seu primeiro nome, acredita-se que DeLarge foi adicionado pelo próprio Kubrick, em referência à expressão “Alex, O Grande”, em inglês “Alex, The Large”, alterado para o sobrenome DeLarge.
² As Gírias usadas por Alex e seus amigos, são um dialeto chamado Nadsat criado por Anthony Burgess fundindo termos do Inglês com o Russo, muitos desses termos estão presentes apenas no Livro, mas para uma melhor compreensão do filme (ao menos na versão Legendada), baixe Aqui um arquivo Glossário em PDF para a compreensão de tais Gírias.
Link para comprar o DVD Duplo: Aqui
Link para comprar o Livro: Aqui
Veja também:
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
3 Comentários
Deixe um comentário
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Interessante hein, acho que vou atrás desse livro… apesar que pra falar a verdade, nem vi o filme ainda.
Cara, assista o filme antes, se ler o livro não vai conseguir assistir o filme sem ficar comparando.
Ahahaha… Laranja Mecânica é muito legal mesmo… Kubrick é animal!!!