Karatê Kid (2010)
12 de julho de 2010O filme Karatê Kid de 1984, aquele com Ralph Macchio e Pat Morita, se tornou um dos maiores clássicos do cinema e nos faz lembrar da época em que podíamos assistir bons filmes na sessão da tarde, na verdade só de falar o título, já vem na memória aquela musiquinha tema (Glory of Love, do Peter Cetera), vem ainda a imagem do mestre Miyagi explorando o pobre Daniel-San, as surras clássicas e o já lendário golpe da garça, tudo muito nostálgico.
Eis que após 26 anos de lançamento do filme original, surge o remake levando o mesmo título e recontando a história de um jovem que apanha mais que mulher de malandro e que passa a ser treinado por um tiozão que ninguém dava nada por ele, mas que manja muito de artes marciais. Sim, a premissa dos dois filmes é basicamente a mesma e este novo Karatê Kid honra a definição de “remake“.
Na trama, Daniel Larusso Dre Parker (Jaden Smith) e sua mãe se mudam para a Califórnia China. Porém, Daniel Dre não consegue se situar, até que conhece Ali Mills Mei Yin, uma garota que gosta dele e tenta se tornar sua amiga. A situação de Daniel Dre se complica quando uma gangue de valentões começa a atormentá-lo. Um dia, quando é cercado pelos brutamontes (garotos de 12 anos que sabem kung-fu… ¬¬), ele é salvo por Sr. Miyagi Han (Jackie Chan), um mestre na arte do karatê kung-fu. Disposto a ajudar Daniel-San Xiao-Dre, Miyagi Han resolve passar-lhe os ensinamentos do karatê kung-fu, para que ele possa se defender do grupo rival… aí tem academia de artes marciais do mal, treino, torneio de kung-fu, etc…
O filme conta com um belíssimo visual da China e as atuações de Jackie Chan e Jaden Smith estão impecáveis, com ambos demonstrando uma química incrível em cena, tanto nas cenas de humor, tanto nas de ação e drama… inclusive, se Jaden aprendeu uma coisa com a sua participação no Em busca da Felicidade (The Pursuit of Happyness – 2006), seu filme de estréia, foi a chorar, em Karatê Kid ele apanha, chora, se emociona, fica triste e manda muito bem! Claro que ele ainda não tem o carisma do pai (Will Smith), mas suas tiradas de humor deixam a história com um tom leve e divertido.
Jackie Chan rouba a cena e consegue demonstrar todo o seu potencial tão pouco explorado, além do já conhecido humor e incríveis cenas de luta, Chan consegue passar emoção e comove nos momentos de drama.
Falando em cenas de luta… as coreografias aqui estão muito superiores comparadas ao filme original, muito mais rápidas e convincentes (apesar de ainda haver algumas falhas em determinados momentos), existe até um equivalente ao golpe da garça, que aparece com um contexto melhorzinho, mas que pode decepcionar o público… vou deixar você tirar as suas conclusões ao ver o filme.
Esta nova versão de Karatê Kid tem seus defeitos, mas de modo geral é um filme empolgante e divertido, apesar de ser um remake fiel, ele adiciona novos elementos na história que devem agradar fãs mais antigos e conquistar novos, o mais interessante é que assim como a maioria dos filmes da década de 80, de um modo leve, ele traz reflexões e demonstra muito bem os valores da amizade, esforço, respeito, disciplina, honra… O que está faltando no cinema para esta geração Crepúsculo Blerg!
Confira o trailer oficial:
Além de Jaden Smith e Jackie Chan, o filme conta com a participação de Taraji P. Henson, Wenwen Han, Rongguang Yu, Zhenwei Wang e Cameron Hillman, a direção é de Harald Zwart e a produção ficou por conta de Jerry Weintraub, Will Smith, Jada Pinkett Smith, James Lassiter e Ken Stovitz. A estréia no Brasil será em 27 de agosto de 2010.
E se prepare, que vem continuação aí!
A grande dúvida que fica é… POR QUÊ RAIOS O FILME SE CHAMA KARATÊ KID, SE O TEMPO TODO É APLICADO O KUNG-FU!?
Desde q eu vi o trailer do filme há meses eu fiquei com vontade de vê-lo. Pareceu ser um filme q me conquistaria. Mas há um mês quando eu vi um novo trailer e kung-fu pra lá, kung-fu pra cá, kung-fu com feijão verde… eu me perguntei: Esses cara tavam drogados quando deram o novo pro filme?
Mas ainda mal posso esperar pra sua estréia!
Ainda\ não assisti mas tenho muito receio quanto a eficácia do filme devido a muitos remakes dos anos 80 já terem sido feitos e não lembro de nenhum que tenha dado certo. E mudandoo um pouco de assunto… CADÊ OS PODCASTS QUE EU TANTO ADORAVA GALERA!!! POR FAVOR GALERINHA!!!
@Johennes: Cara, assisti o filme na cabine de imprensa e posso garantir que tá no mínimo interessante, acho que muitas pessoas vão gostar do reinício dessa franquia, ela respeita a série original.
Sobre os podcasts… já já estamos voltando!
“A grande dúvida que fica é… POR QUÊ RAIOS O FILME SE CHAMA KARATÊ KID, SE O TEMPO TODO É APLICADO O KUNG-FU!?”
>> Vai saber!!!
Já vi teaser e trailler do filme e só posso dizer: quero muito assistir!
Sou da geração que depois de ver o filme, lavava cerca e portão achando aquilo “o máximo”, pensando “eu ainda vou agradecer por estar fazendo isto”.
Tá… tudo bem… não agradeci por causa do karatê, mas isto é só um detalhe.
Kkk…
Depois de ler a crítica fiquei com muita vontade de ver o filme!!
O menininho Smith é talentoso, isso dá pra perceber, deve ter puxado o talento do pai!!
E o Jackie Chan dispensa comentários!!
Um abraço,
Bruna
“A grande dúvida que fica é… POR QUÊ RAIOS O FILME SE CHAMA KARATÊ KID, SE O TEMPO TODO É APLICADO O KUNG-FU!?”
_________________________________________________________________________
Além de haver a questão contratual, o que obriga o uso do título ao se utilizar o roteiro, quando o garoto surra Jaden na praça, ele o chama de Karate Kid, o que por si só justificaria o novo título…
Abçs.
Ah eu vi a pré estréia desse filme e achei o máximo. Acho q nunca fiquei tão animada com as lutas num filme. Fiquei com ódio mortal do chinezinho e com peninha do Jackie Chan… =/
No mais, eu recomendo exatamente pra nova geração que não pegou a época do filme ou que nunca assistiu o original na Sessão da Tarde. Vale a pena porque, apesar de algumas mudancinhas, ele consegue registrar fielmente a essência do 1º filme. É sentar no cinema e se divertir de verdade.
Escolheram o Kung Fu porque quiseram adotar a China como locação para explorar a milionária população chinesa. Acho que só não trocaram o título para ficar mais fiél ao original.
@PAULO LIMA: Fala Paulo, blz ? Eu ja tinha estranhado quando vi seu comentário, mas ao rever o filme hoje, tive certeza… a cena em que chamam o Dre de “Karatê Kid” só aparece nos trailers, ela não tá na versão final que tá nos cinemas.
Enfim… curti bastante rever o filme!
Abs.
adorei este filme, mais me apaixonei mais ainda por Zhenwei Wang, amo este menino espero um dia vê ele,ele é de+, estou louca por ele….