O Silmarillion
31 de maio de 2010J. R. R. Tolkien, nasceu em 1892 na Africa do Sul e passou a viver na Inglaterra desde os três de idade; e alistou-se nos Lancashire Fusiliers no ano de 1915, e como era inevitável, lutou como subtenente no II Batalhão de Fuzileiros de Lancashire na Batalha do Somme.
Tolkien voltou à Inglaterra, em novembro de 1915 afetado pela Febre das Trincheira. Um escritor talentoso, doente preso à cama; eis que surgem os primeiros esboços do que viria a ser o Silmarillion, chamado na época de “The Book of Lost Tales”.O Silmarillion, é a obra mais densa na obra de Tolkien, descreve o início da terra média, desde a criação desta, até a forja dos anéis do poder, que viriam a ser o grande tema de “O Senhor dos Anéis”.
A vida na terra média é narrada ao estilo particular de Tolkien, possui um ritmo de narrativa um tanto que variado; é excessivamente descritivo em alguns pontos, e deixa a desejar em outros trechos. O livro é um apanhado de várias histórias da Terra-Média, satisfazendo qualquer fã da mitologia de Tolkien, porém é denso demais para aqueles que não estão acostumados com o estilo do autor.
As histórias mostram a origem da própria terra média, do conflito entre Elfos e Anões visto em “O Senhor dos Anéis”, a guerra pelas Silmarils de Fëanor, a ganância e o poder do primeiro senhor do escuro, Morgoth, sua queda e a ascenção de Sauron.
Nota Final: 8,5 em 10, é um livro extremamente denso, com centenas de personagens e inúmeros eventos importantes para o universo da obra, é indicado para os fãs da obra de Tolkien.
Tolkien definiu o mundo em dois grupos: Aqueles que leram O Senhor dos Anéis e O Hobbit, e os que não leram. Para o primeiro grupo, O Silmarillion é uma excelente escolha, para o segundo é um livro denso e pode requerer alguma introdução à obra do autor antes da leitura, para tal coisa, os filmes baseados em “O Senhor dos Anéis” servem bem para tal propósito.
Tenho vontade de ler esse livro faz tempo, mas essa história dele ser “denso” me assusta bastante, tenho vários amigos que simplesmente desistiram de ler pela enrolação padrão do Tolkien.
Enfim… acho que vou ler o Senhor dos Anéis e O Hobbit antes…
Agradeço muito ao próprio Ventura por ter me presenteado com um Silmarillion, foi um dos melhores livros que já li. Ajudou muito a entender toda a obra de Tolkien, é um livro que eu facilmente recomendo. Obrigado por tudo amor.//
Nossa, cara, esse foi o único da série que eu não consegui ler. Larguei. Chato demais.
Vai ver que foi porque tentei começar por ele. Quem sabe agora que li tudo..? Qualquer dia dou outra chance.
Sinceramente, pela primeira vez eu desisti de ler um livro, talvez seja pela enrolação que está bastante presente no livro, ou talvez porque foi o primeiro de Tolkien que li. Não recomendo para quem é novato em Arda !