Ficha Limpa é aprovado
19 de maio de 2010A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje o Projeto Ficha Limpa, que proíbe a candidatura política de pessoas com condenações pendentes.
A proposta deve ser alvo de um impasse no plenário, porque os governistas querem votar antes os projetos do pré-sal. A oposição pede para que a urgência destas propostas seja retirada e o Ficha Limpa seja analisado com prioridade.
A inelegibilidade prevista no projeto é de oito anos. Há ainda a previsão de inelegibilidade de pessoas físicas e dirigentes de empresas envolvidos em ilegalidades. O projeto atinge também os magistrados e membros do Ministério Público que tenham sofrido sanções disciplinares ou deixado o cargo para evitá-las.
A aprovação de tal projeto, representa um salto da democracia nacional, e faz do governo do nosso país, algo mais sério e sóbrio; avançamos um passo grandioso hoje, mas ainda há inúmeros à serem trilhados para um país ao menos mais limpo.
Fonte: Ultimo Segundo
Realmente, excelente notícia… mas se não me engano, o presidente ainda teria direito a veto… vamos ver o que acontece nos próximos dias.