Conferência de Copenhague 2009
21 de dezembro de 2009Acabou no ultimo sábado (19/12), a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP15), que ocorreu em Copenhague, na Dinamarca, reunindo os representantes de 192 países.
A reunião, que deveria promover melhoria do meio ambiente e reduzir emissão de gases que provocam o efeito estufa, foi um fracasso. O mundo não chegou a um acordo e a conferência resultou apenas em uma “carta de intenções” que realmente serve de base para redução dos gases, mas não possui nenhum valor legal e não possibilita a fiscalização e cobrança por parte das entidades responsáveis.
Durante a conferência, que se iniciou em 7 de dezembro, houve a tentativa de elaborar o esboço de acordo que substituiria o Protocolo de Quioto (que expira em 2012 [!!!] ) e que chegou a prever a redução de 50% da emissão de gases até 2050, valor absurdamente pequeno, mas ainda assim não foi chegaram a um concenso.
A verdade é que reduzir a poluição 50% em praticamente 50 anos (lembrando que os números são baseados nos índices de 2005) é um absurdo, a Terra não tem tanto tempo e precisa parar de ser deixada de lado perante a economia e interesses financeiros, obviamente que os Estados Unidos, após uma grande crise financeira e com a indústria ainda “reaquecendo” não poderia se comprometer a mais que uma redução de 17% até 2020, que no final das contas nem se oficializou como compromisso, se mantendo como uma referência, mas quem paga a conta ? Nós ?
Um detalhe interessante dessas reuniões é o fato do nosso futuro e de nosso planeta, ser decidido por ricos idosos cheios de interesses financeiros que provavelmente, nem estarão vivos daqui 5 décadas (o Lula tem 64 anos, Sarkozy tem 54 e o Obama 48) e mesmo com o apelo mundial apoiado por entidades idôneas e pelo próprio povo, nenhuma decisão em prol do povo foi tomada.
Precisamos de atitudes já!
Desculpem o pessimismo, mas na atual conjuntura, se não melhorarmos as condições de nosso planeta, se governos e mega coorporações não se unirem e se cada um não fizer a sua parte, não teremos mais que alguns anos de vida e o pior, podemos até ter muitos anos, mas correndo o risco de vivermos em condições precárias. E não é preciso ir longe pra ver os resultados do efeito estufa e da poluição, no Brasil mesmo estamos testemunhando temperaturas cada vez mais extremas, fora as chuvas que tem causado mortes e estragos em todo o país.
Faça a sua parte, economize energia elétrica, evite consumir produtos de empresas que não se preocupam com o meio ambiente, se informe sobre meios alternativos de energia, garanta revisões regulares do seu carro e reclame daquele ônibus que solta fumaça preta, vote em políticos preocupados com o meios ambiente e social, não desperdice e não jogue poluentes no meio ambiente (isso inclui jogar óleo de cozinha no esgoto) e existem muitas outras maneiras de ajudar o nosso mundo a não acabar, basta a sua vontade.
É revoltante, mas a humanidade caminha rumo a seu fim e está na nossa mão (e de alguns governos e indústrias pilantras) retroceder ou mudar o caminho, da forma que está, todos perderemos em breve.
Alguns links interessantes:
– Fim do mundo iminente
– Especial Copenhague 2009 (Abril)
– Especial Copenhague 2009 (IG)
– Campanha Tic Tac Tic Tac
– População pode ajudar contra aquecimento global
– Análise do Filme “Quem matou o carro elétrico”
– Site oficial da COP15 (em inglês)
[…] A reunião, que deveria promover melhoria do meio ambiente e reduzir emissão de gases que provocam o efeito estufa, foi um fracasso. O mundo não chegou a um acordo e a conferência resultou apenas em uma “carta de intenções” que realmente serve de base para redução dos gases, mas não possui nenhum valor legal e não possibilita a fiscalização e cobrança por parte das entidades responsáveis. Leia +. […]
Cara,
Concordo em muito do que se fala. MAS, não sei se é teoria conspiratória… mesmo por trás desses manifestos existem outros grandes poderes envolvidos que tem o interesse em tornar essa situação lucrativa. Por exemplo, comercializar CO2 em bolsa de valores. E eles forjariam dados para atingir o objetivo.
Não gosto de defender os políticos envolvidos, mas é preciso ter consciência de que essas manifestações não são apenas por “boa vontade” de salvar o planeta. Há muita grana por trás envolvida. De fato, é perceptível que o planeta está se transformando, mas acredito que a tecnologia que o machucou será capaz de ajudá-lo a se curar.
A única saída: Não acredito em nada, mas faço minha parte!
É assustador.
Ao mesmo tempo que sei que posso fazer a minha parte, me sinto de mãos atadas, porque acho que o que faço não é o suficiente…
Os governos mundiais preocupados com dinheiro, mas sem perceber que sem Planeta Terra não haverá nada… Que progresso é esse que todos dizem haver? Não há PROGRESSO! Estamos retocedendo.
Vamos morrer, e por ganância.
Talvez seja uma punição justa, por tudo que estamos assistindo, sem fazer nada… No fim vamos todos pagar, pelos erros uns dos outros. Já estamos pagando.
Excelente matéria Marco, mais uma vez, meus parabéns!
bjo, Bruna.
Animal Marco!
Como eu sempre costumo comentar: O ser humano é burro, inventa coisas mas não pensa nas conseqüências.
– Nossa Energia Nuclear em Angra, que loco.
30 anos depois:
– O que a gente faz agora com esse urânio enriquecido???
– Vamos fazer um buraco gigante e colocar lá até a gente descobrir como jogar fora ou o urânio perder a radioatividade!!! ahahahahha
Parece engraçado mas é o que estamos fazendo agora… Nós somos muito burros!
Vai todo mundo morrer.. fiu fiu fiu!(efeito sonoro)
Vai todo mundo morrer.. fiu fiu fiu!(efeito sonoro)
estes presidentes não estam com nada,só querem ganhar dinheiro a nossas custas e o pior foram nos mesmos q escolhemos eles,olha gente sei q somente nos fazendo nossa parte não vai desaparecer o poblema mais concertesa vai amenizar,,,por isso vamos fazer nossa parte.
ok na verdade gostaria d obter uma reposta! opr acaso o motivo pelo qual a conferencia n chegou a um acordo foi a ausencia dos EUA?????
Políticos que se preocupem com o meio ambiente? Onde encontro isso?
Não jogar óleo no esgoto?! E onde mais vou jogar? Numa sacola de lixo que provavelmente vai se rasgar até chegar no destino final?
O texto foi ótimo… mas onde estão as soluções mesmo?! Como podemos parar de poluir o planeta se tudo o que é biodegradável é MUITO mais caro?
É preciso pensar nisso também…
ISSO UMA LOUCURA DAQUI A ALGUM TEMPO ESSE ASSUNTO VAI GERAR GUERRA ENTRE AS NACOES……AFF MAS ISSO N TA MUITO LONGE DE ACONTECER…ESCUTEM O Q EU TO DIZENDO ESSE TIPO DE ASSUNTO GERA GUERRA E ENTRE GUERRA GERA MORTE….(#FICA A DICA#),,…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….