Pensou, postou
13 de agosto de 2009Para quem só aparecia se mandasse cartinha pra revista ou ligasse para um programa de rádio ou TV, hoje em dia a gente até que tem bastante opção para dar nossa opinião. Opção até demais. (será?Bem, isso é outro assunto.) Mas qual a principal diferença entre os serviços de postagem rápida que nós temos hoje, disponíveis gratuitamente para quem tem acesso à internet?
Para quem tem uma empresa ou um grupo de amigos, quem tem um objetivo e um tema na cabeça, fazer um blog é uma boa pedida. Cheio dos recursos, categorias, organização, possibilidade de personalização total e adição de vários usuários, só para começar a citar, é um serviço completo para gerar muito conteúdo sobre um tema mais específico. Em específico, impossível não citar o Blogger e o WordPress (pessoalmente, eu sempre voto em WordPress – principalmente para coisa séria mesmo, com domínio e hospedagem próprios. É um serviço super completo e relativamente fácil de mexer, com uma comunidade gigante.)
Agora se você queria postar só por postar, contar da sua vida, como foi o aniversário do seu coleguinha de prédio, dizer como foi legal sua ida ao shopping hoje de tarde ou postar alguma imagem que você achou na internet, seu lugar provavelmente é o tumblr. Com a interface mais intuitiva do espaço, você posta de tudo e ainda compartilha com amigos que tiverem um – e o serviço tem crescido rapidamente por aqui.
Se o tumblr te deu preguiça, pula pro y!Meme. Frases pequenas, links e muita, muita imagem e vídeo. Você pode repostar com um clique, comentar, fazer amigos novos. O Ualah também não fica longe, mas centraliza a opinião nos assuntos, e não nas pessoas.
Claro que não podemos esquecer do Twitter – na minha opinião, o melhor de todos, pelas pessoas que o compõe (do mesmo jeito que o youtube tem mais conteúdo do que os outros sites de vídeo). Siga só quem você quer, veja respostas que todo mundo faz para você, compartilhe links interessantes, jogue seus pensamentos no ar. Retwitte, compartilhe, saiba dos updates dos seus amigos em tempo real.
Enfim, opção não falta. Agora vamos criar conteúdo de verdade e levantar essa blogosfera brasileira, pessoal!
Esse post foi feito com a minha opinião de usuária compulsiva dos serviços citados acima. Você concorda? Como você usa blog, tumblr, y!meme e twitter, como você se expressa na internet?
De fato assino em baixo quando diz que o blogger (ou blogspot) e o WordPress são os melhores serviços que existem… na verdade é difícil ver um blog hoje em dia fora dessas plataformas (vide os blogs de nossos parceiros no menu ao lado >>>>)
Outro ponto interessante é o dinamismo que as pessoas tem buscado através dessas novas ferramentas, principalmente o twitter, só o detalhe é que o maiores destaques, as celebridades que frequentam o twitter, não são tão dinâmicas assim… hahah
Ótimo post Marta, parabéns!
Sempre ouço o QG Podcast, mas infelizmente nã consigo acompanhar o blog com a mesma frequência. Mesmo assim, assino o RSS e sempre que posso, dou uma lida nos posts.
Tudo isso que a Marta abordou, é um dos motivos para eu preferir Internet à TV.Geralmente na TV apenas recebemos informações, não temos muita participação. Já na internet é mais fácil dar sugestões, fazer críticas. E mesmo que sugestões não sejam atendidas, elas geralmente são lidas pelo menos.
Os blogs são uma ótima ferramenta, acho que atualmente os usuários amadureceram bastante e estão encontrando seu caminho. Admiro muito blogs, como o QG, onde existem vários usuários colaborando.
Eu costumava mandar muitos emails para uma lista de amigos, com notícias e coisas legais que eu via por aí. Como estava enchendo muito a caixa de e-mail da galera, comecei a usar o Twitter e mais recentemente fiz também um blog, onde junto tudo num lugar só, agora quem quiser ver o que estou fazendo, basta dar uma passada lá.
Em tempo, quem quiser dar uma olhada:
http://frankcastiglione.wordpress.com/
http://twitter.com/7seconds
Um abraço galera!