Redes Sociais na Internet
23 de julho de 2009Com o surgimento dos conceitos da Web 2.0, começaram a aparecer as redes sociais na internet (ou sites de relacionamento) que buscam reunir pessoas de todo o mundo através de afinidades em comum e abordagem de diferenciados assuntos. Hoje os tais sites de relacionamento proliferam rapidamente e começam a ser divididos por temáticas diferentes, além dos assuntos em si, listaremos algumas desses novos serviços a seguir.
O Orkut foi a primeira rede social a se tornar realmente popular e até hoje é uma das maiores e mais acessadas em todo o planeta com mais de 40 milhões de usuários cadastrados (cerca de 50% são brasileiros). Criado originalmente para uso exclusivo de funcionários do Google, o orkut no início exigia um convite de outro usuário já cadastrado para realização de inscrição, hoje qualquer um pode criar a sua conta. (Orkut.com.br – Em português)
– Participe da comunidade QGnet no orkut
O Playfire é um site de relacionamento voltado para os gamers que buscam encontrar desafios e reunir os amigos, o site possui estrutura parecida com a do orkut, é possível criar grupos e clãs que debatem e marcam partidas de determinados jogos, esta rede social social possui um sistema de pontuação parecido com um RPG, sendo que a cada ação tomada dentro do site, pontos são somadas e níveis de experiência obtidos, com isso mais benefícios e destaque é fornecido ao usuário. (Playfire.com – Em inglês)
– Participe do grupo QGnet no Playfire
O mais novo site de relacionamento da internet é o Livreiro, voltado para quem gosta de ler, seja qual for o gênero, ou estilo de leitura. Esta rede social permita debates sobre diversas obras, a fácil aquisição de livros pelo site e ainda a aproximação dos usuários que podem doar ou emprestar os livros entre si. (Conhecaolivreiro.com.br – Em português)
Outra novidade na internet é o Drimio, o site de relacionamento das marcas, onde os usuários podem além de interagir entre si, colaborar com o conteúdo das mais diversas marcas de todo o mundo, com notícias, vídeos, imagens, links e muito mais. Com este serviço, as pessoas cadastradas podem se manter atualizadas sobre suas marcas favoritas e ainda conhecer quem gosta dos mesmos produtos. (Drimio.com.br – Em português)
– Acompanhe a marca QGnet no Drimio
Sem dúvida, a sensação da internet no momento é o Twitter, conhecido vulgarmente como “site de microblogs“, esta rede social permite a interação direta e objetiva entre pessoas de todo o mundo, é comum o usuário se relacionar e trocar mensagens até mesmo com celebridades e representantes de grandes empresas, a premissa do Twitter é informar o que você está fazendo no momento com até 140 caracteres. O site se integra com diversos blogs, softwares dedicados, telefones celulares e outros sites de relacionamento. (Twitter.com – Em inglês)
– Siga o @QGnet no twitter.
O Youtube não é bem um site de relacionamento, mas merece destaque. Criado sem grandes pretensões com uma estrutura mínima, o este site se tornou um fenômeno mundial por sua inovação e qualidade no serviço prestado e foi comprado pelo Google por cerca de US$1,65 bilhão em 2007, sendo hoje o maior site de distribuição de vídeos do mundo, com integração com a maioria das redes sociais e sendo utilizado por incontáveis sites por toda web. (Youtube.com.br – Em português)
– Assista o canal QGnet no Youtube
Claro que não podemos deixar de citar o MySpace, o Flickr e tantos outros compartilhadores de audio, mas ficamos por aqui com as recomendações pois ainda temos uma notícia para lhes apresentar…
O Google está desenvolvendo uma nova aplicação web, o Google Wave que promete unir as funcionalidades do Twitter, E-mail, Troca de mensagens instantâneas, Redes sociais, Troca de arquivos e muito mais, juntando tudo em um único site (que deve ficar um tanto quanto bagunçado) e buscando facilitar a vida do usuário unificando as suas tarefas na internet.
Ainda não há confirmação da data de lançamento da aplicação, mas o Google confirmou que será ainda em 2009, a princípio será aberto o uso do Google Wave pelo endereço wave.google.com para o teste de 100.000 usuários convidados em Setembro, após esta data não irá demorar até o lançamento oficial.
Sim, Google dominará o mundo… é inevitável…
Marco lembra que já foi dito uma vez que internet não é só orkut e MSN.
Belo artigo 😀
Dá uma boa visão pra quem ainda não sacou o que é todo esse monte de novidades que surgem todo dia.
Só adicionando: quem tem vários desses perfis pode utilizar o http://www.meadiciona.com.br para juntar tudo numa página só. É bem legal 😀
Ah, quero deixar um agradecimento especial a @Brunekaaa pela dica do Livreiro e o @anderslash pelo convite do Playfire.
Abraços aos dois!
a1′
.+
Bom, foi mal pelo comentário acima, ocorreu um pequeno probleminha…rs
Então, parabéns pela matéria Marco!
Cada vez melhor, hein?!
Excelente texto, bastante exclarecedor e atualiza quem naão conhece as principais redes sociais do momento.
[…] de Apartamento Midializado Novas Mídias Onisciente Coletivo Plantão Online Portal Joinville QGnet Radar Social Right Brain, Left Brain Sites da semana Startupi Tek The Breaking Byte Triplet Idéias […]
Faltou só o Facebook… ahahahha
recomendo ainda usarem o http://www.friendfeed.com para integrarem as atualizações de todos seus webservices, incluindo RSS. O ff envia tudo pro twitter e pro facebook, se vc quiser 🙂
O livreiro é legalzinho, mas o Skoob http://www.skoob.com.br é 1.000 vezes melhor. =)
@Ricardo: Valeu pela dica Ricardo, conheci o Skoob pela sua indicação… gostei, é mesmo muito bom. Pena não ter citado no artigo… fica pra próxima…
Existe uma outra rede social, tambem grande no Brasil chamada Badoo (badoo.com), no qual 35% formada por brasileiros.
Ótimo post, recomendo ouvirem também o Piratacast desta semana, pois acho que os assuntos tratados aqui e lá, se complementam.
http://www.baupirata.com/podcast/piratacast/jurassicnet/
Para mim, INCLUSÃO DIGITAL tem seu lado prejudicial, basta ver o site “Pérolas do Orkut”. Apesar disso, continuo usando o Orkut e acho muito proveitoso. Pois tem muitas comunidades sobre cultura e muitas até de utilidade pública. O que odeio são pessoas que não tenho contato, mas que insistem em me adicionar so porque me conhecem.
TWITTER: Para mim, é como se fosse um RSS, sempre chegam novidades dos sites que acompanho. Eu não escrevo o que estou fazendo. Ao invés disso, posto links de alguma coisa que achei interessante para a galera ver.
PLAYFIRE: Realmente é o “Orkut dos Games”, é um site um pouco pesado, mas é incrível o tanto de funcionalidades. Dá até para cadastrar sua coleção de jogos, além de participar de Clans ou Grupos. Já estou no Meio Bit, Nowloading e cliquei no do QG agora.
“O LIVREIRO”: Este não conheço, mas gsoto muito de ler. Já participo há algum tempo do Skoob, uma espécie de “Orkut dos Livros”, muito bacana mesmo. Quem quiser ver “minha estante”:
http://www.skoob.com.br/usuario/mostrar/20203/FrankCastle/DIEGO_PEREIRA_DA_SILVA
Acho que todas estas ferramentas citadas são úteis desde que sejam usadas com prudência.
Me esqueci do LaBrute!
Não chega a ser uma rede social, mas é uma forma de pessoas no mundo inteiro interagirem… é um joguinho em flash, besta até, você não faz nada, apenas monta o seu personagem, escolhe o adversário e assiste a luta… mas não deixa de ser bacana e quase virou uma febre a pouco tempo… confiram: http://marco-qgnet.labrute.fr/
Abs.
Caros usuários, é com pesar que informo o falecimento do Sr. Google Wave… é realmente difícil ver algum produto Google falhar, mas este foi o caso.
Um artigo sobre o assunto:
– http://readwriteweb.com.br/2010/08/05/a-onda-acabou-o-google-wave-morre-na-praia/
Abs.
[…] meio a febre de redes sociais que assola a internet, eis que surge uma inovadora idéia que promete conquistar muitos fãs, como […]