Safari 4.0
9 de junho de 2009Hey! Sei que não me viram por aqui ainda, então me apresentando: sou Marta Preuss, nova integrante do QG Net. Eu já apareci no Podcast Especial de Aniversário (sou eu alí jogando paintbal 🙂 ) e vira e mexe mando algum email gigante, hahahah! Venci os meninos pelo cansaço e agora participo da equipe 😛
Meu primeiro post ia ser sobre o The Sims 3 mas ainda tô testando (aguardem!), então eu testei o Safari 4.0 e achei legal compartilhar com vocês.
Pra quem não sabe, o Safari é um navegador de internet (como Internet Explorer ou Firefox) desenvolvido pela Apple (mas que tem versões tanto pra Mac quanto pra Windows). Essa semana foi lançada sua versão 4.0.
Renderização
O Safari é baseado em webkit, o mesmo código usado pelo Google Chrome. Quem é webdesigner pode ficar sossegado: o Safari tem 100% no Acid Test 3 (e ele é um dos poucos que consegue) e em perfeita harmonia com o W3C. Quem não trabalha diretamente com isso vai notar que o browser é rápido (pois tem facilidade para renderizar javascript), leve e deixa as fontes suavizadas, tornando a leitura mais tranquila.
Não uso sites muito fora do comum, mas tudo que eu testei funcionou: twitter, gmail, google reader, QGNet :P, meu blog, wordpress, enfim. Nos dias de hoje é mais fácil um site não funcionar no Internet Explorer 6 do que num browser novo, ainda mais baseado em webkit.
Abas
A versão de testes do Safari 4 tinha abas parecidas com as do Chrome, mas na versão final elas voltaram ao normal. Eu preferia as anteriores, dava a impressão de mais espaço (mas eu acho que era a única)… Ok, não entendi bem o botão de fechar do lado esquerdo, mas é confortável mesmo assim.
(ahnm eu testei no Mac, mas no Windows é tudo bem parecido)
Endereços
Do mesmo jeito que o Firefox, só que mais charmoso, o Safari busca no histórico todas as suas URLs e ainda auto-completa pra você. Se você usa o Gmail todo dia por exemplo, pode só escrever “Gm”… que já vai aparecer. Isso é bem útil, não sei de cor a maioria dos endereços que visito 😛
Top Sites
Acho que é a coisa mais impressionante no Safari. Cada vez que você abre uma aba (e você pode configurar isso), mostra os sites que você mais usa. Você pode fixar os que você mais usa e os outros vão mudando com o tempo, usando seu histórico. O Chrome e o Opera já tinham essa funcionalidade e o Firefox tem extensões que fazem isso, mas o visual do Safari é inegavelmente lindo!
Favoritos
Isso foi a coisa que eu disse “OH!” e me motivou a fazer esse post: o histórico aparece como o clover flow do iTunes 😀 Agora você pode realmente ver a página onde estava e caçar a danada de novo. Achei tão prático e útil! Capaz que eu use bem mais o histórico agora!
Se você gostou do Safari 4, pode baixá-lo no site da Apple, tanto para windows quanto pra Mac.
Bom, espero que tenham gostado. Eu sou cheia dos releases, então sempre vou aparecer com algo desse tipo por aqui. A gente se vê em breve o/
A equipe QGnet dá boas-vindas a Marta, a mais nova integrante do time, que já mostrou a que veio, com este excelente release.
Oi ma , parabens pelo post show de bola msm !!!!
Só para acrescentar, sobre as páginas mais visitadas, o firefox e o IE trabalham muito bem com elas quando vc tem a barra do Google. Sempre que vc abre uma nova aba, ele mostra as mais visitadas, as últimas que vc visitou e os seus útlimos favoritos… mto útil.. pra quem usa linux igual a mim, é uma boa pedida pra usar com o Mozilla.
Curti o post Marta.. bjus
Sobre os mais visitados utilizando a barra do Google, no IE (não funciona direito (novidade !!)), principalmente quando vc precisa favoritar alguma coisa, tenho varios favoritos com endereços errados, não sei o que acontece. Já no Firefox, tudo funciona perfeitamente, só não é tão bonito quanto o Safari.
Parabéns Marta, seu post está muito legal, linguagem clara e simples, e um post muito útil.
Bjus, e até o próximo post…
@Patricia: Essa barra do google é igualzinho o Chrome. Em casa eu usava direto no Firefox pra Mac, e de fato é muito bom. É engraçado porque o comportamento é meio diferente: enquanto browsers com webkit tratam com algum algorítimo, o firefox realmente pega os últimos navegados, e você pode editar de verdade o que você quer ver.
Obrigada pelos comments o/
Olha só! Excelente post, parabéns Marta!
E agora fico feliz em saber que o QG roda bem no Safari… ^^
Uhuuuuuuu! Adorei, não vejo a hora de baixar o Safari, parabéns pelo release!
=D
“Do mesmo jeito que o Firefox, só que mais charmoso”… hahaha comentário feminino finalmente nesse site… ahahahah
Marta, seja bem vinda e seu post sem sombra de dúvidas está ótimo…
Você ganhou uma tiara do SIMS 3??? hahahha
@Alan (QGnet): uhaeuhaeu não, mas eu vi o pessoal da agência antiga que eu trabalhava (que fez a propaganda) usando uma 😛
Valeus as boas vindas! XD
Ahh a Apple bate records em design!
Tudo deles é incrivelmente lindo =)
Eu adoro o Firefox, mas admito que o Safari está lindo… Top Sites e Histórico são os melhoooores!
Bem vinda Marta! Finalmente teremos posts femininos (o que significa muito mais bom gosto!! huhuhu)