QG Podcast 32 – Mercado de Trabalho
6 de junho de 2009
Um debate sobre o atual mercado de trabalho com Marco, Tom, Alan e Nane (coordenadora na Daiichi Sankyo), onde são revelados os segredos do mundo profissional, uma oferta aos ouvintes e ainda a entrevista sobre carreira artística com Carlinhos do Bidê ou Balde.
Não perca também, micos para todos os lados, um alerta sobre estágios, o abuso infantil, a definição de inovação, como se dar bem ou bem mau em entrevistas de emprego, o animal que é resposta pra todos os problemas e preste bastante atenção ao anúncio da Nane no final do programa.
Podcast: Play in new window | Download
Referências:
– Blog da Nane
– Bidê ou Balde
– Daiichi Sankyo
– Site do Sr. Marcos
– Como escolher a sua profissão
– Profissões do futuro
– Comunidade da vaga <<< Escute o podcast até o final para saber como participar!
Trilha sonora e outras informações na nossa comunidade do orkut.
Depois do auê que essa crise causou, é bom se ligar.
Quando fui estagiário técnico não tinha nem bolsa de ajuda de custo, hj em dia já se fala em féria para estagiários.
kkkkkkkkkkkkk
Os tempos mudam.
Abração!
Yey \õ/ finalmente XD
baixando =x
Muito bom…
Nunca mais falo que sou a aguia, agora so serei onitorinco
Ahahaha… Que beleza… Ficou muito bom! =D
Como sempre, a edição ficou muito boa…
Ao som de Bidê ou Balde tudo fica mais legal…
Uhuuuuu! Amei o podcast, só pra complementar uma coisa que não sei se ficou muito clara: Não quis dizer que as competências técnicas não são importantes, quis dizer que elas são na verdade o ponto de partida, sem elas não dá nem pra começar a brincadeira mas para se dar bem cada vez mais precisamos discutir sobre coisas que não colocamos nos nossos currículos…
Adorei a trilha,Bidê é genial! Realmente a edição ficou muito boa!
=P
1. MUUUUCHO bom o podcast!!!!!!!!!! Vou divulgar um monte!
2. SIMMMM… Farmacêutica é DEMAIS! Eu SOU!!!
3. Gente, o processo seletivo está rolando! Tá mto show!
A gente vai dando os updates!!!
4.Crítica: A Nane vai ser convidada, o novo stag vai ser convidado e a chefe do stag vai ficar de fora!!!!!!!!!
Tô sabendo que o QG vai ficar na minha lista negra!!!
Muito maneiro esse cast, embora eu não acredite que trabalho seja algo bom em qualquer instância. Afinal de contas esse nome por si só tem origem num instrumento de tortura ….
Mas parabéns, continuem assim.
Eu acredito que o trabalho possa ser algo bem legal.
Adoro meu trabalho!
Foi um caminho difícil até conseguir combinar direitinho:
empresa legal + pessoas legais + atividades legais
Infelizmente a gente sempre acaba passando por experiências ruins até chegar onde queremos, mas até as experiências ruins pelas quais passei contribuiram bastante!
Mto legal o podcast!! Parabéns meninos =)
CRITICA: o podcast tem muita enrolação no começo… acho q poderia diminuir um pouco.
Bom, gostei pacas do podcast, só a entrevista com o Bide ou Balde que tinha que ser feita em outra oportunidade, vale muito mais do que um pedaço no meio do cast!
Eu comecei trabalhando sendo estagiário no colégio técnico que estudei, não só arrumava os PCs (sou técnico em informática), mas como cuidava deles, dava aula, aplicava provas e cuidava das turmas! Em um dia entrei em guerra com uma turma nada a ver com o curso, ela só estava em um laboratório de info esperando para ir embora, eles começaram a depredar os pcs e eu comecei a suspender todo mundo, no final tacaram até apagador em mim, um verdadeira guerra. No mais me vinguei depois, ajudei a reprovar a maioria. ^^
Eu nunca fui demitido, sempre fui pegando empregos melhores através de propostas e contatos que conseguia em meus próprios empregos. Fiquei apenas desempregado duas vezes em minha vida, o máximo de tempo que fiquei sem entrevista foram por duas semanas, na terceira já estava contratado. O menor tempo sem emprego foram 3 dias, na semana seguinte fui contratado.
Hoje amo muito meu emprego, e gosto de trabalhar nele. Sou interneteiro, no termo técnico supervisor geral de conteúdo para websites, no popular eu sou o cara que cuida do conteúdo dos sites, no termo paterno e materno eu sou vagabundo.
Faço meu horário de trabalho, meu tempo de trabalho e meu esforço no trabalho. Supervisiono, contrato, treino e coordeno toda a equipe que de conteúdo da Rede G+, uma das maiores e mais acessadas redes de sites em português voltados para Cristãos em todo o mundo. Atualmente perdemos apenas para a Canção Nova, católica, e para a Arca Universal, da Igreja Universal do Reino de Deus.
Além de cuidar da equipe, também sou responsavel pela parte criativa dos sites, ou seja, novos sites, áreas, propostas e áreas são criadas por mim, essa é minha expecialização. Cuido também dos anunciantes, eu sou o encarregado de procurar e negociar com os mesmo. Atualmente, além de vários outros anunciantes, temos conosco a Sony Pictures. Hoje sou o que as pessoas chamariam de presidente da empresa, só estou abaixo do dono.
Em resumo, depois de muito caminhar encontrei o emprego dos sonhos, onde faço o que eu quiser, com quem quiser e quando eu quiser. Fico o dia todo em casa na internet, posso ver um vídeo dos Improváveis quando estiver afim ou sair para ver a final da UEFA 2009. Além disso, a própria Arca Universal já fez proposta por mim e o discador POP também, mas eu não fui por uma coisa que eu acho que faltou citar no cast: felicidade.
As pessoas, antes de procurar qualquer emprego ou faculdade precisam visar principalmente o que gostam, o que e melhor para si. Dinheiro não paga felicidade, nem conforto, nem horas em pé em um ônibus lotado, nem descanso, nem prazer (no caso trabalhista), nem nada. Quando se faz o que gosta, além de menos cansado e mais alegre, mais produtivo você fica e isso é bom não só para o trabalhador quanto para a empresa e assim fica mais fácil não só ser feliz em casa e no trabalho, quanto também fica mais fácil receber um aumento e até uma promoção. Fazendo o que gosta até gastar dinheiro com coisas relativa ao emprego (equipamento, cursos, condução, alimentação) fica mais fácil e gostoso, porque deixa de ser uma conta, mas sim um investimento naquilo que gosta.
Fica ai minha contribuição, chega por aqui porque já falei de mais!
Abraço!
Muito legal o podcast. Fiz download de algumas edições anteriores e gostei muito. Otima edição de audio!
Sobre o cast dessa semana, acredito que o mercado de trabalho não esta tão ruim para quem é especializado. Em TI é muito dificil ficar desempregado. Desde que comecei a trabalhar contando emprego e estagio nos ultimos 10 anos devo ter ficado desempregado uns 3 meses no máximo.
Comecei com estágiario em Proc. Dados, programando no antigo Clipper/DBase, depois fui evoluindo pulando de estágio/emprego e cursando estudando Engenharia Computação, ganhando experiência até chegar a Analista BPM Senior. Programei muito em Java, C, .Net até ganhar uma boa visão para modelar processos e sistemas. Continuo estudando para continuar evoluindo para sustentar meus projetos pessoais.
Um grande abraço! Parabéns pelo trabalho!
Parabens mais uma vez pelo novo cast, um tema muito interessante, alertando os cabeças duras que nao querem se adaptar ao mercado de trabalho atual, e ainda reclamam de nunca evoluirem na empresa…
A nani mandou muito bem, mas a entrevista com o balde ficou meio chata, o cara fala demais!! mas deu pra aproveitar alguma coisa.
Ahhhh e agora? Eu ainda era “ouvinte” quando lançaram esse podcast, mas pra mandar email agora vai ser bizarro! Hunf. Boa lição de vida: ouvir o cast NO DIA que é lançado. Nunca se sabe o dia de amanhã 😛
Eu comecei minha vida profissional numa loja de revelação de foto. Eu queria editar imagem, mas me colocaram no balcão. Saí em um mês.
Com a facul, consegui um estágio de webdesign em pouco tempo e de lá pra cá foram 3 anos e 5 agências. Não me arrependo da maioria 😛 e aprendi muito com elas.
O engraçado é ter terminado a faculdade (de Mídias Digitais na Metodista, curso bem legal) e ainda não ter certeza se é isso que quero fazer pra sempre…
O cast foi MUITO legal, muito engraçado e um dos mais completos que já ouvi. Vou recomendar pra quem tá começando nessa vida doida agora e espero que possa dar a mesma sensação de segurança que deu pra mim.
Parabéns meninos e convidados!
ps. Ornitorrinco sua (de suar) leite. ÉCA.
Eu seria um golfinho. Eles são meigos, dóceis, estão sempre acompanhados com outros golfinhos e têm o oceano inteiro pra descobrir 😀 (além de serem os segundos animais mais inteligentes da terra e muito bonitinhos *-*)
o leo respondeu errado… o pato donald usa toalha só na parte de baixo quando sai do banho porque senao ele molha o chao e a margarida briga com ele… ah esse leo, ja foi melhor… tsc tsc tsc auihahiuhaihuaihaiuhuiahua
caraca… eu ja falei e volto a repetir… nesse estilo de programa voces ARREGAAAAAAÇAAAAAAM! parabens pra voces cara!!! muito muito show!
estou ansioso pra ouvir esse em!
[comento assim que acabar de escutar]
OMG!!! MINHA CABEÇA EXPLODINDO AGOOOOOOORAAAAAAAA!
amo bide ou balde!! muito boa a banda meu!! que show cara!!!! muito muito bom cara… po fala serio cara… voces realmente estao surpreendendo muito muito mesmo cara!
po e o cara ainda falou super bem!
po, o carlinhos comentou com relação a capa, vou dar uma sugestao pra eles… eles tem um publico bom e talz, po, bora fazer um concurso ae! de fãs mandarem arte da capa e tal! seriao muito bacana xD e eu enviaria algo COMCERTEZA =D…
NANEEEE ESCOLHE EU EU QUERO SER UM TATU, QUERO MUDAR O MUNDO E TENHO UM CACHORRO CHAMADO DEGRAU!!!
Brincadeira xD eu ate mandaria o e-mail se tivesse qualificações… mãs… programação nao vai muito bem comigo… mas se precisar eu faço uns deseinhos iauhaihauihiuahuihaiuhia zuera…
galera! sem comentarios… o cast esta cada vez melhor! pra mim este ainda ficou melhor que o anterior!!!
abraços pra voces e sucesso =D
ah sim, com um ornitorrinco voce pode comer omelete e tomar leite do mesmo animal =O
Muito bom o podcast.
Uma conversa bem legal sobre um tema bem interessante.
Muito bacana esse episódio! Eu tenho uma história parecida com a do Marco. Comecei a trabalhar com 17 anos como instrutor de Informática, quando estudava para Técnico de Eletrônica. Larguei o curso antes de pegar diploma de técnico (só 2º grau), fiz cursinho por seis meses mega intensivão (nunca estudei tanto na vida), e prestei e passei na Engenharia de Computação da UNICAMP.
Estou trabalhando já a oito anos numa empresa de Telecomunicações, e me especializei com um MBA em Gerência de Projetos. Também mantenho vários projetos fora da empresa, como meu Podcast sobre RPG, o Rolando 20, e estou envolvido com a comunidade surda de Campinas.
Concordo com o Renato, a entrevista com o músico do Bidê ou Balde não encaixou bem, embora tenha achado interessante a banda e o relato.
A Nane foi uma excelente adição ao podcast, ela fala muito bem, foi espontânea e levou bem os assuntos. Espero que vocês consigam manter esse nível de qualidade nos episódios, não vai ser fácil! 🙂
E salvem o Tohru!!
Dae galera!
Passando aki pela primeira vez pra comentar. Ouvi os dois ultimos casts e gostei muito. Parabéns!
# Na minha época de estágio fazia em dois lugares, de manhã e de tarde, estudando à noite. Correria total, mas esse período foi o mais proveitoso da minha carreira.
Grande abraço!
[…] QG Podcast 32, Mercado de Trabalho – A verdade sobre o mercado de trabalho, com as participações da coordenadora da multinacional Daiichi Sankyo e do Carlinhos, vocalista do Bidê ou Balde. […]