Chile, organização e beleza
27 de junho de 2009Em meio a uma situação crítica ocasionada pela pandemia do vírus Influenza A / H1N1 (Gripe Suína) e declarações do governo recomendando que os brasileiros não visitem Chile e Argentina, eu (Marco) viajei mais de 2500Km para passar alguns dias na República do Chile, venho lhes contar como foi a experiência e como andam as coisas neste país de apenas 177Km de largura por um pouco mais de 4000Km entre o extremo norte e o sul.
Primeiras impressões
Ao sair do aeroporto, já a caminho do hotel, avistei de relance um lugar de moradias mais humildes, muito semelhantes a nossas favelas, um bairro inteiro situado as margens da principal estrada de acesso a Santiago, a capital do Chile, onde fiquei hospedado.
A região Metropolitana do Chile se parece muito com São Paulo ou outras de nossas grandes cidades, com grandes prédios e tráfego intenso de veículos, ônibus e pessoas, com uma diferença básica que deu forma a minha primeira surpresa no país: Em geral, todos se respeitam, o trânsito flui bem e a cidade em si é muito limpa e organizada.
Um detalhe que pude também observar no caminho é que existem muitos prédios novos em construção por Santiago, claramento uma cidade em crescimento.
Chegando no Hotel me surpreendi com a facilidade de comunicação com os chilenos, eu falava devagar em português, eles me entendiam e respondiam em espanhol mais devagar de forma que eu também compreendesse, percebi ali que eles estão acostumados com turistas brasileiros, isso já me tranquilizou para dar uma volta pela cidade mais tarde.
Transporte
O transporte público de Santiago é muito bem estruturado e de fácil utilização, possuem um excelente serviço de Metrô e ônibus de qualidade, ambos integrados por um sistema de pagamento por cartão, o Bip!, semelhante ao bilhete único utilizado em São Paulo.
O trânsito no Chile ilustra bem o respeito que os chilenos tem uns pelos outros e organização do transporte, os motoristas param os carros para os pedestres atravessarem nas faixas e em contra-partida, os pedestres não atravessam fora da faixa, ou quando o sinal está vermelho para eles (nas travessias sinalizadas), mesmo sem carro nenhum, eles param e esperam o sinal ficar verde.
Mesmo chegando a ficar preso em um congestionamento em um dos dias da viagem, não ouvi buzinas e as motos são muito reduzidas no país, as que existem não andam pelo vão entre os carros.
Outro detalhe interessante sobre o transporte chileno, no país não existem fábricas de automóveis, eles consomem veículos importados de outros países, inclusive do Brasil, um carro popular novo lá chega a custar em torno de R$12.000,000.
Comes e Bebes
O forte do Chile são os peixes e frutos do mar, por não estar acostumado com esse tipo de alimentação e estar a alguns milhões de metros do mais próximo médico que fala português evitei um pouco comer coisas estranhas. Mas não deixei de provar a Palta, ou Avocado, um molho de abacate… sim, eles comem abacate salgado, com a comida.
No geral os chilenos tem habitos alimentares um pouco diferentes, eles sempre tem as refeições divididas em pelo menos dois pratos, uma entrada e o prato principal, ambos em quantidades menores do que as porções mais comuns aqui no Brasil, a maioria dos alimentos e bebidas tem o gosto um levemente diferente dos nossos, tendendo a ser mais suaves, incluo nisso carnes, pães, cerveja e até Coca-cola.
Curiosidades: No Chile não existe self-service, pão de queijo, coxinha e se come feijão muito pouco. As carnes consumidas no país em geral são importadas, por se tratar de uma região normalmente montanhosa, a carnes dos animais acabam ficando mais duras.
Segurança
Nunca me senti tão seguro andando na rua em toda minha vida, com policiamento ativo e constante, era tranquilo andar a noite, mesmo nas regiões centrais da cidade.
Interessante que assistindo um programa policial na TV local, acompanhei 4 casos… 1)Uma menina que furtou uma residência e foi presa em um complexo de menores infratores (semelhante a FEBEM de São Paulo); 2)Duas mulheres que estavam furtando roupas em uma grande loja de roupas, em um shopping, foram presas; 3) Uma mulher teve o seu carro roubado por menores desarmados e o recuperou minutos depois, após interferência dos Carabineiros, a polícia chilena; 4)Um jovem esfaqueou outro rapaz, briga de família.
O Clima e as Paisagens
Sem dúvida o ponto alto de uma viagem ao Chile são as paisagens, o belo visual encontrado por todas as partes vale cada instante, afinal estamos falando do único país do mundo em que é possível encontrar todas as condições climáticas possíveis, desde o deserto mais árido do mundo ao norte, até belas montanhas cobertas de neve no sul.
Ao chegar em Santiago, nos prímeiros dias de viagem, encontrei um clima parecido com o do sudeste brasileiro, o ar frio, mas nem tanto e as folhas das árvores ao chão, em um visual bem “Europa”, passei um dia no litoral, pelas cidades Valparaíso e Viña del Mar, com um clima chuvoso (nos dias em que estive lá, foi decretado estado de emergência nessas cidades, alagamentos pra todo lado) e terminei a viagem com um vislumbrante passeio pela Cordilheira dos Andes, ali sim, tive a maior sensação de frio da minha vida, com neve pra todo lado, e também estive diante do visual mais espetacular que já presenciei.
O outro lado da moeda
Fiquei maravilhado com a beleza e organização do Chile, que é considerado pela ONU um país modelo, mas devo mencionar que existe um outro lado, que os turistas não tem acesso e muitas vezes nem tomam ciência. O Chile é o país com o segundo maior índice de desigualdade social na América Latina (Preciso dizer qual é o primeiro??? ¬¬), apesar do luxo e beleza, o custo de vida no país é muito alto, além das possibilidades de uma parte considerável do povo que acaba ficando isolado as margens da sociedade, longe da capital. Pude ver isso de forma bem clara em um passeio, na colina São Cristovão (cerro San Cristobal), onde, de seu topo, puder ver uma cidade dividida, de um lado da montanha estavam os comércios e construções bonitas e de outro casas pequenas, isoladas e visivelmente sem grande conforto. Mas ainda assim, eles se respeitam… e possuem campanhas fortes para melhoria de vida…
A Gripe Suína
O Chile ja é o país com mais casos de infecções pelo vírus H1N1 (ou Influenza A), com mais de 5000 pessoas infectadas, esse aumento brusco de casos da doença se deve ao forte frio que tem tomado conta do país nos ultimos dias. O nosso governo chegou a recomendar que viagens ao Chile e Argentina fossem adiadas, mas o risco de contrair a doença simplesmente por estar no país não é tão diferente do Brasil, a questão em uma viagem está em locais de grande concentração de pessoas, como aeroportos, estações de metrô, grandes centros e lugares fechados, como o próprio ônibus ou avião que usará para chegar ao Chile ou qualquer outro lugar, devemos lembrar que esta doença é uma variação de uma gripe, uma espécie de gripe bem forte, para se prevenir dela, e essa recomendação vale para qualquer país ou mesmo em regiões do Brasil, deve-se alimentar bem, se agasalhar, tomar cuidado com grandes variações de temperatura e seguir todas aquelas recomendações bobas que seus pais falavam na infância e você não ligava.
Claro, por se tratar de uma pandemia, é interessante considerar usar máscaras nas situações que citei acima.
Em minha estada no Chile, estive bem e sem contato nenhum com doença alguma, cheguei a ver algumas pessoas andando de máscara no Metrô de Santiago, mas nenhum alarde ou notícia exagerada, existem matérias a respeito nos jornais e na TV, mas vendo do Chile, a situação parece controlada. Na volta, já em Guarulhos, tivemos que esperar cerca de 1 hora dentro do avião devido a um passageiro brasileiro com suspeita de ter contraído a gripe, todos os passageiros deixaram os dados com a vigilância sanitária, aparentemente apenas um alarme falso, mas se fosse uma situação real de exposição a gripe suína, o uso de uma máscara no avião poderia ter me salvado.
Conclusão
O Chile é um belo país, merece ser visitado e recomendo a todos que tiverem oportunidade, nos 5 dias que passei por lá, conheci ainda muito pouco de sua cultura, é necessário muito mais tempo pra visitar todos os principais pontos turísticos, como o deserto do Atacama, o vulcão de Osorno, a misteriosa Ilha de Páscoa, entre tantos outros lugares magníficos, apesar dos problemas sociais que existem como em qualquer outro país, o povo em geral se respeita, os chilenos tratam muito bem o turista, principalmente o brasileiro, chega a dar a impressão de ser um país muito mais desenvolvido que o Brasil, mas após refletir, percebi que não é uma questão de evolução, mas sim de puro respeito, quando as pessoas tratam o ambiente ao ser redor e si mesmas com dignidade, as coisas passam a parecer mais fáceis e confortáveis. Temos potencial, um dia chegamos lá…
– Site oficial do governo chileno.
Se eu não for pra Disney eu vou com ctz visitar o Chile huehauehuaea
Boa materia e boas fotos marco!
Nossa, Marco, as fotos estão espetaculares!
Aquela sua no meio das folhas é linda e essa penúltima parece planeta distante do Star Trek. Lindo lindo!
Uma amiga minha vai pra Argentina e também a alertaram sobre a gripe, mas, gente, num dá pra parar de viver né?
Parabéns pelo post e pelas férias. Mega vontade de ir pra lá 😀
As fotos são espetaculares!!
A matéria ficou muito interessante, parabéns!!
Parabéns pela ótima matéria aqui publicada Dá vontade de viajar para o Chile , ainda mais vendo as belas fotos tiradas . Nas paisagens com gelo e neblina é possível imaginar e até “sentir” um pouco do frio . Parabéns a voce e a sua noiva , por ter lhe inspirado ………..
Ahahah… Bem loco mano… Mas marco, você ainda está em observação… awkkawkaw qualquer tosse em um período de 10 dias é perigoso… kwakawk eu só encontro com você no mês que vem… kwakwak
Uhu Marco, eu adorei conhecer o Chile, foi um dos lugares mais legais que já visitei. Não curti muito a praia, as nossas dão de 10 a 0…
Ainda vou conhecer a ilha de Páscoa, e como muitos vão e nunca mais voltam,quem sabe ficarei por lá vendendo coco.
Muito legal o post =D
Oiiii
Gostei muito do artigo. Estive no Chile em 1990 e também tive essa impressão. Nesse ano estava planejando uma viagem… tenho saudades do Chile, mas a grana tava curta demais e acabei me organizando pra Argentina, por isso, tô lendo tudo sobre gripe suína e tudo mais, porque não tenho intenção nenhuma de cancelar minha viagem.
Um fato que me marcou quando estive aí foi o respeito pelos pedestres. A gente fazia menção que ia atravessar a rua e os carros paravam e também era um povo muito esclarecido e politizado.
Mais uma vez, parabéns!
Incrível marco!
Parabéns! Aberta a sessão QG pelo mundo! Basta virem patrocinadores!
Marcos,
parabéns pela redação… você, diferentemente de várias pessoas conseguiu aproveitar os pontos positivos do Chile, e olhar de forma entusiasta para os pontos a ser melhorados…
Parabéns… estarei lá de 10 a 18/07… já comprei as máscaras… e Deus me acompanhe!!!
Abraços,
Lyzandra (lipizzatto@hotmail.com)
Marco gostei muito da sua materia… em relacao a gripe, enqunto esteve no chile soube algo relacionado a pucon? to com passagens compradas pra santiago e em seguida para pucon ao sul e estou com um pouco de medo de ir pro sul devido ao maior numero de casos… o q vc acha?
@kelly: A regra é a mesma pra todo lugar, se cuide! No sul lá tem mais casos pq é a parte mais fria do Chile… e é fria de verdade.
É complicado eu te recomendar alguma coisa pq não sei quais são seus planos, mas no seu lugar eu não adiaria a viagem, apenas tomaria cuidado com agasalhos (pq é frio e verdade o lugar, heheh) e no aeroporto, onibus, etc, usa máscara…
No mais, boa viagem!
Marco, adorei a sua matéria, realmente o povo de lá é muito simpático, tratam muito bem os turistas, estive lá em agosto/07 e adorei, tanto na capital como no sul do Chile. O tratamento, o respeito e a simpatia são ótimos. Neste ano estou indo em setembro para Torres del Paine e vou passar por Santiago, acho que temos que ter precaução assim como aqui na Brasil e não perder a oportunidade de conhecer este País lindo e acolhedor.
Parabéns pela sua matéria.
oi Marco tudo bem?
gostei do seu depoimento e gostaria de fazer uma entrevista com você se possível, pois estou fazendo meu tcc e o tema é o país Chile.
Tenho que dizer tudo sobre ele ,porém tem muitas coisas que não consigo encontrar no meu idioma e em lugar algum.
seria um prazer poder fazer esta entrevista com alguém que já esteve lá e conhecendo de perto.
acima esta o meu e-mail podemos fazer a entrevista assim.
obrigado pela atenção e aguardo seu retorno.
hola marco
muchas gracias por tus comentarios tan bonitos y certeros a cerca de chile
estoy en este país hace 4 años ,tengo una pequeña agencia de turismo especializada en brasileros tb trabajo como guía turístico pera otras agencias mayores e ha ido de maravilla digamos que este año el turismo bajo bastante en chile mas que nada resultado de la crise y la gripe pricipalmente es importante mencionar
que la situación con esta gripe no es tan critica como parece la enfermedad esta controlada de hecho son muy pocos los que ocupan mascarillas por aquí
digamos que el goberno brasilero en la tentativa de proteger su gente tomo una decisión un poco exagerada digamos así .
pero bien espero que da aquí por delante las cosas se tranquilicen e que chile pueda seguir recibiendo los brasileroos todo el año como de costumbre.
aquí somos muy bien venidos te dice alguien que llego aquí sola con la cara e la carajen e hoy tiene el placer de confesar que esta valiendo la pena cada momento vivido aqui no cambio el brasil por nada me muero de(saudade )
y siempre que puedo vuelvo a mi pernanbuco querido…
bien me despido te deseo el mejorr
e de la proxima ves que vengas comunicate comigo aqui te receberemos com mucho plazer asi como a todos que quieran disfrutar de este pais maravilloso.
abrazos…
nazzinhabrazil@hotmail.com
Marco, parabéns pelo relato, adorei. Ano passado estive no Chile e também tive esta sensação, além de ser um país lindissimo, me apaixonei por este lugar e com certeza voltarei um dia.
Abraços
Olá Marco! Novamente parabéns pela matéria, está muito bem escrita e descreve os pontos importantes do Chile de uma maneira incrível! Principalmente o fato da gripe, que está preocupando a todos, mas não deixa a cidade “menos bonita”.
Bjs
Boa noite Marcos,
Gostei bastante da sua matéria, pois estou buscando várias informações pq em 01/09 vou para Santiago – travessia dos lagos andinos e claro estou um pouco preocupado, mas concordo com o seu pensamento pode-se pegar a gripe no Chile ou no Brasil, mas como vou sozinha e faço parte dos que estão na melhor idade e pretendo no chile usar mais o metro gostaria de saber se o metro de lá é bem cheio como aqui, porque se for prefiro mudar o meu meio de transporte.
Grata,
Léa
@Léa: Oi Léa! Bom, o Metrô lá é bem cheio sim, principalmente nos horários de picos, parecido com aqui… se vc for passear fora desses horários chave e no final de semana, não tem problema, pois é bem vazio.
O esquema, se não der pra evitar e vc acabar pegando Metrô cheio, é estar com uma máscara na bolsa, que mesmo sendo um pouquinho de mico, pode de prevenir de qualquer coisa… a mesma dica vale pro Avião.
Um detalhe importante… esse vírus, não pega pelo ar… só por conta físico, seja colocando a mão em um lugar onde ele esteja e depois passando no rosto, seja com alguém espirrando em você a menos de 1mt de distância… nesse caso, lembre sempre de lavar as mãos muitas vezes por dia e ficar muito perto e de frente pra alguém…
No mais, BOA VIAGEM!
OI MARCO, TBM ESTIVE NO CHILE A DUAS SEMANAS E GOSTEI MUITÍSSIMO.
SUA MATÉRIA ESTÁ ÓTIMA. VOCÊ SÓ SE ESQUECEU DE DIZER QUE OS ÕNIBUS ARTICULADOS QUE CIRCULAM POR LÁ SÃO FABRICADOS AQUI E QUE O TAL DO “KING CRABS” CONHECIDO TAMBÉM COMO CENTOLLA NÃO É ASSIM TÃO REI. ALÉM DE CARO(79 MIL PESOS OU UNS R$330,00 PARA 4 PESSOAS) TEM UM SABOR ESTRANHO PARA O NOSSO PALADAR. EXPERIMENTEI NO GALEON, RESTAURANTE QUE FICA NO MERCADO CENTRAL E ONDE TRABALHAM BRASILEIROS BEM SIMPÁTICOS. VALEU PELA EXPERIÊNCIA MAS GOSTEI BEM MAIS DAS PAPAS FRITAS QUE TINHA NO BUTECO AO LADO E ONDE A CERVEJA DE 1 LITRO CUSTAVA 990 PESOS, MAIS OU MENOS R$4,50.
A GRIPE EU NEM VI…
BJOS
nao entendi nada
@vigira: Não entendi o seu comentário… rs
A vantagem do Chile em relação aos outros países da américa Latrina é o fato de que o malfalado “Pinochet” limpou o país dos párias de esquerda que ADORAM um populismo barato ao mesmo tempo que roubam e destroem o país. A presidente do Chile (de esquerda, acredite) teve o bom senso de entrar em negociações diretas com a ALCA, sem se preocupar se Lulla-léle ou Chavez-Champolim tinham alguma coisa a dizer. A felicidade do Chile está em ter uma presidente independente, inteligente e trabalhadora, ao invés de outras republiquetas que são desGOvernadas por analfabetos oportunistas apoiados por uma mída chapa-branca comprada com poupudas verbas publicitárias de empresas estatais falidas e pseudo-programas socias de compra de voto.Prova? Viver na Bananalândia (AKA Brasil.). Fui.
A palavra “vislumbrante” não existe. O certo é deslumbrante.
(Como tem besteiras nestes comentários, hein! Principalmente este tal de JOSS que não faz a mínima ideia do que está falando, mas acha que é o supra-sumo da inteligência.)
Tb passei umas ferias no Chile…e realmente é tudo isso mesmo…fiquei maravilhada e pretendo voltar lá…dessa vez a Patagonia!!!
ficou muito bom,gostei mesmo.estou indo morar la em julho e irei desfrutar de todas essas belezas.um forte abraco!
e legal esse programa
conclusao
[…] – Dotcast, OUÇA! – World Wide Opportunities on Organic Farms (em inglês) – Couch Surfing – Marco no Chile, pela CVC – Fantasmas do Léo (Cenas […]
MAs que cara de bebado hein auhauhauauhah
Muito bom o post!!
@Lorenzo: ¬¬
Marco, parabéns pela matéria, isto incentiva muita gente a estudar jornalismo e conhecer novos lugares fantásticos.
Dia 06 de setembro estou indo para Santiago, Vale Nevado, Viña del Mar, Isla Negra, Valparaíso, etc… Com certeza não vou me arrepender. Um abraço.