Amazônia para sempre
4 de maio de 2009Aproximadamente a 2 anos atrás, durante as filmagens da série “Amazônia”, da TV Globo, o ator Victor Fasano e a atriz Christiane Torloni, se sensibilizaram com o nível atingido pelo desmatamento da Amazônia e resolverem iniciar um projeto em prol da floresta amazônica.
Os objetivos do projeto “Amazônia para sempre” são sensibilizar os cidadãos brasileiros sobre a importância da preservação e a real situação da floresta e interromper a devastação do ecossistema. O grupo pretende enviar ao Presidente da República um abaixo-assinado com 1 milhão de assinaturas que mostram a adesão ao manifesto oficial “Carta aberta aos brasileiros sobre a devastação da Amazônia“, escrito pelo ator Juca de Oliveira, confira o texto na íntegra logo abaixo e não deixe de assinar em seguida.
Acabamos de comemorar o menor desmatamento da Floresta Amazônica dos últimos três anos: 17 mil quilômetros quadrados. É quase a metade da Holanda. Da área total já desmatamos 16%, o equivalente a duas vezes a Alemanha e três Estados de São Paulo. Não há motivo para comemorações. A Amazônia não é o pulmão do mundo, mas presta serviços ambientais importantíssimos ao Brasil e ao Planeta. Essa vastidão verde que se estende por mais de cinco milhões de quilômetros quadrados é um lençol térmico engendrado pela natureza para que os raios solares não atinjam o solo, propiciando a vida da mais exuberante floresta da terra e auxiliando na regulação da temperatura do Planeta.
Depois de tombada na sua pujança, estuprada por madeireiros sem escrúpulos, ateiam fogo às suas vestes de esmeralda abrindo passagem aos forasteiros que a humilham ao semear capim e soja nas cinzas de castanheiras centenárias. Apesar do extraordinário esforço de implantarmos unidades de conservação como alternativas de desenvolvimento sustentável, a devastação continua. Mesmo depois do sangue de Chico Mendes ter selado o pacto de harmonia homem/natureza, entre seringueiros e indígenas, mesmo depois da aliança dos povos da floresta “pelo direito de manter nossas florestas em pé, porque delas dependemos para viver”, mesmo depois de inúmeras sagas cheias de heroísmo, morte e paixão pela Amazônia, a devastação continua.
Como no passado, enxergamos a Floresta como um obstáculo ao progresso, como área a ser vencida e conquistada. Um imenso estoque de terras a se tornarem pastos pouco produtivos, campos de soja e espécies vegetais para combustíveis alternativos ou então uma fonte inesgotável de madeira, peixe, ouro, minerais e energia elétrica. Continuamos um povo irresponsável. O desmatamento e o incêndio são o símbolo da nossa incapacidade de compreender a delicadeza e a instabilidade do ecossistema amazônico e como tratá-lo.
Um país que tem 165.000 km2 de área desflorestada, abandonada ou semi-abandonada, pode dobrar a sua produção de grãos sem a necessidade de derrubar uma única árvore. É urgente que nos tornemos responsáveis pelo gerenciamento do que resta dos nossos valiosos recursos naturais.
Portanto, a nosso ver, como único procedimento cabível para desacelerar os efeitos quase irreversíveis da devastação, segundo o que determina o § 4º, do Artigo 225 da Constituição Federal, onde se lê:
“A Floresta Amazônica é patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais”
Assim, deve-se implementar em níveis Federal, Estadual e Municipal A INTERRUPÇÃO IMEDIATA DO DESMATAMENTO DA FLORESTA AMAZÔNICA. JÁ!
É hora de enxergarmos nossas árvores como monumentos de nossa cultura e história.
SOMOS UM POVO DA FLORESTA!
Após ler o conteúdo do manifesto, não deixe de assinar clicando aqui.
Atualmente o abaixo-assinado conta com mais de 1,1 milhões de assinaturas, sendo pouco menos de 990.000 válidas (com número de documento), ao atingir 1 milhão de assinaturas válidas o documento será encaminhado ao presidente da república exigindo atitudes pró-Amazônia.
– Artigo indicado por Senhora B.
– Site oficial do projeto: Amazônia para sempre.
Marco apoia a causa e se pergunta por quê não existem abaixo-assinados para reduzir salários e benefícios de políticos, para acabar com injustiças claras, para melhoras as condições de vida dos menos favorecidos, para ajudar o povo, para prejudicar quem lucra indevidamente.
É pessoal, a preservação não deveria ser obrigada por lei, deveria ser um senso geral, comum, mas como não é… Vamos todos assinando!!! oras!
eu vivo pensando o que seria de nosso se não fosse amazonia e ainda existe gente que não se enteressa,pela a conservação da amazonia
olá, gostei muito do video e dos comentarios feito pelos atores.tambem de saber que tem muitas pessoas preocupadas com o bem estar do meio ambiente ou seja com a nossa floresta que é e sepre sera um bem da humanidade.
eu rose gostaria tambem de participar do movimento amazonia para sempre, pois me indentifiquei muito com o movimento de proteçao da nossa floresta.
O movimento é o inicio de uma luta, de um dispertar para a dimensão do problema que a Amazonia enfrenta e que precisa de açoes emergencias e eficiente.
sim muito bonito esse trabalho mas cristiane nao prescisava cortar o brasil para denunciar a amazonia!Bastaria ir a Sao Paulo e fazer o Tiete para sempre ou nao é destruiçao ou ir ao Rio e dizer mata atlantica para sempre mas isso esta muito perto e pode prejudicar muita gente. Mais facil la na amazonia que esta bem longe de todos e so vai afetar meia duzia de pessoas agricultoras que matam a fome desse pais
este site é otimo amei o movimento é o inicio de uma luta,de um dispertar para adimençao do problema que a amzonia enfrenta e que precisa de acoes emergencias e eficiente.
Gostaria de parabenizar todos que tiveram a iniciativa de articular o movimento amazônia para sempre, principalmente os atores Cristiani Torloni,Vitor Fasano, Juca de Oliveira. São iniciativas como estas que ainda me faz acreditar no ser humano.Fico feliz por saber que pessoas boas e que pensam no bem do nosso planeta ainda existem. Saibam que vocês contam com milhares, e por que não dizer,milhões de admiradores por todo o nosso país e outras parte do mundo.Sou mais um soldado nesta luta.
parabens!!!
Bonito o discurso da Cristiane, do galã victor fasano, mas gostaria de perguntar se eles já vieram á amazonia, alem das gravações da série amazonia? Gostaria q viessem conhecer a transamazonica e seus atoleiros, onde há milhares de pessoas q como eu vieram para cá nos anos 70 para garantir a soberania nacional. E até hoje estamos aqui sem direitos, sem asfalto, e agora vem os almofadinhas da globo fazer “campanha para impedir o progresso da amazonia”?? convido a cristiane e o victor para passear na transamazonica, dormir pelas estradas esburacadas e enlameadas, como todos os anos no inverno sofremos aqui. Aí seria realmente uma “vigilia” em favor da amazonia, conhecendo a realidade. Preservar e preciso, asssim como termos direito á civilização tambem é.
iria neumamm
uruará-pará
Eu apoio esta iniciativa,estou sensibilizada por este manifesto.
Já assinei e parabenizo Victor Fazano e Christiane Torloni
É impressionante como algumas pessoas são, realmente, resistentes a boa vontade de outras pessoas! Onde quer que seja, tanto a preservação quanto o crescimento, serão necessários; o que não vale é só ficar reclamando e não fazer a sua parte, também! Por menor que seja, cada um deve fazer a sua parte, dentro de suas próprias casas, na criação de seus filhos, que seja! Filhos melhores para um planeta melhor! Ficar reclamando, criticando quem quer ajudar, e se fazendo de herói coitadinho é que não rola!
Andressa Duarte
Rio de Janeiro
OLá pessoal. Sei que o futuro do Brasil está na mão de todos nós, não vamos desperdiçar a chance em colocar a MARINA na presidência da república. É a nossa chance de mostrar ao mundo o progresso social-político e ecônomico sutentável. Vote em que vai proteger a nossa terra, trazendo de volta perspectivas de educação, segurança e crescimento ecônomico com sustentabilidade. VOTE na MARINA
Iniciativa linda e extremamente necessária. Deus há de sensibilizar esses políticos para que sejam menos corporativistas e egoístas e pensem um pouco mais no futuro do planeta.
Ola pessoal todos sabem que o desmatamento não é beneficio para ninguém
e não precisa ser nenhum gênio para saber que o unio prejudicado do desmatamento samos nós mesmo
Portanto conte com o meu voto
Com certeza eu sou contra o desmatamento,já passou da hora das pessoas acordarem,pois no final das contas somos os únicos prejudicados!conte com meu voto
Ah se todos nós tivessemos a consciência do que podemos fazer quando nos unimos como um só…!
Grande iniciativa pessoal! Eu não conhecia, mas pode ter certeza que a partir de agora estarei por “perto”.
Sempre sera nosa Amazônia e do Brasil tem preservadas
Amazônia legal sempre será Amazônia tem q preserva Amazônia legal