Fórum Social X Fórum Econômico
30 de janeiro de 2009 10 Por AlanOs dois eventos de alcance mundial, com focos totalmente opostos, ironicamente se iniciam no mesmo dia. O Fórum Social Mundial tem com objetivo promover discussões sobre o social, o meio como as pessoas vivem e o mundo. Já o Fórum Econômico Mundial realiza discussões dando enfoque às questões financeiras e econômicas das relações internacionais e até sociais do ponto de vista econômico.
O presidente Lula participou pessoalmente dos fóruns realizados nos anos 2003, 2005 e 2007, porém neste ano (2009) não irá participar, enviando apenas uma comitiva contendo o chanceler Celso Amorim e pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, enquanto que o presidente irá participar do Fórum Social Mundial.
O Fórum Social Mundial tem inscrições abertas e qualquer pessoa pode comprar um ingresso por 30 reais. Os principais temas tratados esse ano serão o desmatamento na Amazônia e a crise econômica mundial e seus efeitos sobre o social. Serão tratados também temas como desenvolvimento sustentável, aquecimento global, prostituição infantil etc. O mais interessante desse evento é que além de contar com a presença de líderes de estado, também é possível que a sociedade civil participe das discussões cobrando soluções e propondo melhoria nos processos.
O Fórum Econômico Mundial contará apenas com chefes de estado e representante de grandes empresas do setor privado como a Microsoft e o Google. O principal assunto abordado será a crise econômica mundial, além de discussões sobre um novo modelo econômico mundial. Este fórum foi criado pelo professor Klaus Schwab em 1971 e é realizado anualmente. Na agenda desse ano Amorim participará de alguns debates interessantes, dentre eles os intitulados: “A luta contra o protecionismo”, “A paradoxal força do dólar” e “Brasil, o novo agente do poder” (Power Broker).
Esperamos que o Brasil se saia muito bem nestes dois encontros de alcance mundial, que além de uma presença marcante, tanto o social quanto o econômico, possam contribuir para o bem estar, do que deveria ser o ponto central dos dois encontros, que é o ser humano.
Veja também:
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
10 Comentários
Deixe um comentário
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Google, “representante do setor privado” ?
Que nada… Google tá indo para ver como estão as coisas no mundo que eles vão dominar…
Deveriam ter chamado o QG também… ¬¬
E falando sério… boa sorte a todos nós!
Abs, Marco.
Deve ser muito interessante participar desses Fóruns!
O debate sobre o Brasil me deixou curiosa 😉
Fico imaginando como as discussões no Fórum Social são levadas para a prática..
Alguém sabe como funciona?
Bjo
Na verdade o resultado das discussões iniciadas no Fórum Social Mundial são os “Tratados”. Neste ano será revisto o tratado de Itaipu, porque o Paraguai não acha justa a quantidade de royalties que o Brasil paga pela Energia produzida na barragem de Itaipu.
Duas baixas nos foruns, nesta manhã, os Tembé (tribo indígena) resolveram abandonar o Fórum Social Mundial. Os índios se retiraram reclamando da organização do evento e também pela falta de abertura para discutir diretamente com os lideres governamentais. Já no Fórum Econômico Mundial o Premiê turco Erdogan de desentendeu com o presidente israelense sobre os conflitos na faixa de Gaza e deixou o evento. Ao retornar a seu país foi recebido no aeroporto pela população que apoiou sua atitude.
espero que o presindete lula possa melhorar os dois aspctos no brasil por que dessa forma o brasil da 2 passo para tras e 1 para frente
nao concordo com o gabriel nos dois passos para tras eum para frente
o brasil esta otimo dessa forma
quem concorda que p Brasil está bom do jeito que está, se contenta com muito pouco, tudo bem que não é um dos piores, mais está horrivel, tem todas as condiçoes de se tornar um país bem melhor!
sabem de uma coisa. Vai piorar!!!!!
vaom tudo yoma no cu bando de viados da porra,,, coloquem os temas os temasssssssssssssssssssssssssss bando de PNC pau nu cu
concordo com o presidente lula