Pobreza no Brasil
15 de outubro de 2008
O Coeficiente de Gini é uma medida de desigualdade. Ele consiste em um número entre 0 e 1, onde 0 corresponde à completa igualdade de renda (onde todos têm a mesma renda) e 1 corresponde à completa desigualdade (onde uma pessoa tem toda a renda, e as demais nada têm).
Nosso Brasil tem 0,5 – parece bom, mas países da África tem 0,6, China 0,47 e desenvolvidos tem 0,3. O que isso tem haver com sua vida? Ora um país desigual, torna a vida de todos mais difícil. Pessoas excluídas do desenvolvimento econômico, que não tem condições de manter sua vida, acabam por caminhos como violência e tráfico que prejudica a todos nós.
O Bolsa família, de certa forma ajuda a resolver esse problema, pois garante o mínimo de subsistência, contudo, no longo prazo, isso pode agravar ainda mais o problema, dado que a pessoa pode acomodar-se, ou simplesmente aceitar essa realidade.
Esse atraso no Brasil, realmente tem uma solução. A educação. Não só porque quanto mais anos de estudo, maior é a renda. Mas o conhecimento além de capacitar traz dignidade à pessoa, permitindo que ela possa trabalhar em algo que agregue mais à ela e a seu país.
A Coréia do Sul investiu pesado ao longo de gerações, e hoje colhe frutos enormes de uma sociedade educada. Enquanto o Brasil não encarar isso como fundamental, veremos nosso crescimento sempre atrasado em relação ao mundo.
E como você pode mudar, em tempos de eleição temos um forte instrumento de alterar os rumos. Mas sendo informado e consciente dessa situação já é o inicio…
Veja +
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coeficiente_de_Gini
http://www.miltonjung.globolog.com.br/
http://www.atarde.com.br/economia/noticia.jsf?id=966594
Este post é a participação do QGnet no Blog Action Day.
Blog Action Day 2008 Poverty from Blog Action Day on Vimeo.
Muito bom o seu post Pi…
É verdade, a desigualdade social no Brasil é um coisa bem chata e gritante…
“Quem tem mais do que precisa ter, quase sempre se converce que não tem o bastante…”
Mas a lógica capitalista é essa: Concentração de renda.
Excelente post Pi, parabéns!
Realmente o Brasil ainda tem muito o que evoluir, mas eu acredito realmente que apesar da jornada ser longa, podemos sim chegar ao fim do caminho, o que não pode acontecer é desistirmos!
Abs, Marco.
Ao som de palmas eu lhe dou os parabéns PI, na minha opinião TUDO é segundo plano qunado comparado à educação. Se distribuirmos toda fortuna do Brasil igualmente entre a população não resolveria em nada a desigualdade, pois a falta da informação tende ao caminho da concentração de renda.
Se quiser saber mais sobre o que você pode fazer, consultem https://www.qgnet.com.br/2008/08/blog-post.html