Portabilidade númerica, ponto pro consumidor!
2 de setembro de 2008Começa a vigorar em algumas cidades do Brasil a portabilidade numérica para operadoras de telefonia fixa e móvel, ou seja, por determinação da Anatel, os usuários poderão trocar de operadora sempre que necessário ou conveniente, e manter os seus números.
Por enquanto esse procedimento beneficiará apenas algumas cidades brasileiras, mas a previsão é que até março de 2009 a medida atinja todo o território nacional (confira o cronograma completo).
O usuário poderá manter o número apenas no caso de troca por um mesmo serviço (celular-celular e fixo-fixo), a mudança só pode ocorrer dentro de um mesmo DDD e as operadoras poderão cobrar no máximo R$4 pelo procedimento.
Esta é mais uma vitória em prol do consumidor que se beneficia com a “fortificação” da concorrência nos serviços de telefonia.
Marco acha que na teoria isso é lindo, mas na prática não será tão simples… de qualquer forma, vitória é vitória e o que é justo, é justo!
Falaram que os celulares devem ser debloqueados, mas até hoje são vendidos celulares blouqeados e as operadoras se negam a desbloquear e fica nisso.
A diferença entre uma lei qualquer de uma que funciona é quando se é colocado as coisas em prática.