MTV EXIT e Radiohead
8 de junho de 2008Ainda sobre o tema consumo consciente. Foi lançando no Brasil o novo clipe do Radiohead em parceria com o MTV EXIT. O clipe é da música “All I Need” do álbum “In Rainbows”. O MTV EXIT é um movimento da controversa MTV que visa conscientizar os jovens sobre assuntos relacionados aos direitos humanos, trabalho forçado, exploração e tráfico de pessoas.
O vídeo clipe está fazendo sucesso no Youtube e em um mês já possui mais de 280 mil visitantes. O clipe acompanha a rotina de dois garotos, um em um país desenvolvido e outro no oriente. Destinos que se cruzam de uma forma cruel.
O slogan da campanha é: “Algumas coisas custam mais do que você imagina”.
Segundo Thom Yorke, líder do Radiohead, os advogados da banda imploraram para que não fosse feita nenhuma referência direta a uma marca de sapato, porém, para ele, as implicações continuam todas ali.
Segundo a ONU, Organizações das Nações Unidas, o dinheiro movimentado anualmente pelo tráfico ilícito de pessoas gira em torno de 32 bilhões de dólares, tornando-se assim a terceira atividade criminosa mais lucrativa do mundo ficando atrás somente do tráfico de drogas e de armas. Desse total, cerca de $ 10 bilhões vêm da venda inicial de indivíduos; o resto representa os ganhos gerados com as atividades que as vítimas são obrigadas a fazer, como prostituição e outras formas de trabalho escravo.
Segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), esses casos têm se tornado cada vez mais freqüentes. A OIT estima existirem hoje no mundo, 12, 3 milhões de vítimas do trabalho escravo. Desse total, 2,4 milhões são vítimas de tráfico humano.
Sabe-se que no Brasil temos um quadro preocupante. Estima-se que 12% das mulheres que saem do da América Latina para trabalharem como prostitutas no exterior são brasileiras. Além disso, cada vez mais se vê casos nacionais de trabalho escravo divulgados na mídia, na maioria relacionados a desmatamento para plantio ou criação de gado e mineradoras.
A ferramenta que temos para lutar contra esse abuso criado por uma sociedade de consumo irresponsável é conhecer a origem dos produtos que consumimos e então decidir se concordamos financiar determinada organização por meio de nossas compras.
Esse clipe remete ao documentário “The Big One” dirigido por Michael Moore, esse documentário exibe dados que comprovam que crianças com menos de 12 anos de idade são obrigadas a trabalhar 12 horas por dia, 6 dias por semana. O documentário ainda possui uma entrevista com Phil Knight, presidente mundial da Nike na época. Vale a pena assistir ou ler a entrevista aqui.
Assista o Clipe All I Need Radiohead
Uia! Esse é o Alan em seu post de estréia. Bem-vindo a equipe Alan e vamos fazer de tudo para engajar o QG sempre na luta por causas nobres e justas!
Abs.
Alan! (e meninos do QG)
O consumo consciente realmente é algo muito polêmico. Por trás de tudo que consumimos existe também o consumo psíquico, aquele cheio de símbolos, que tenta refletir um estilo de vida e um identidade. Por isso, para muitas pessoas é difícil lembrar dos escravos do tráfico na hora de comprar um produto da Nike, por exemplo. É algo realmente triste…por causa dessa nossa ansiedade em consumir coisas que representam aquilo que desejamos que pensem de nós, o mundo se torna esse lugar triste, escuro, cheio de desigualdades.
Parabéns, meninos! Espero que vocês continuem engajados nessa luta =)
Bjos
Belo post!
é muita gente que sofre com esse problema e muita grana envolvida…
infelismente a ganancia pelo dinheiro
muitas vezes faz com que o respeito pelo
próximo desapareça.
Impressionante a maneira como as identidades sociais e seu reconhecimento são construídos e buscados. Mesmo com toda verborragia derramada nessa esteira, ainda acho que carecemos academicamente de mais estudos sobre a maneira como as pessoas se relacionam (desigualmente) a partir de suas etiquetas em roupas, sapatos e afins.
Alan, muito legal o post e a idéia do blog.
Beijão!
Alan, parabéns!
Começou com o pé direito no QG. Seja bem vindo.
Sobre o seríssimo assunto, acho que fica a lição para todos consumidores que quando comprar um calçado, mas em tudo. Acredito que esse seja nosso poder e que devemos exercer senão com certeza o fará por nós!
Abraço!
Ei Alan!
E não é que gostei mesmo do post?
Mas não vou conseguir fazer um comentário com ritmo, porque ainda estou refletindo sobre seu significado.
Muito legal.
Bjos!